17

Desenho de Pesquisa Experimental — 6 Erros que Nunca Deve Cometer!

O que é o Desenho de Pesquisa Experimental?

O desenho de pesquisa experimental é um quadro de protocolos e procedimentos criados para realizar investigação experimental com uma abordagem científica, utilizando dois conjuntos de variáveis. Aqui, o primeiro conjunto de variáveis actua como uma constante, utilizada para medir as diferenças do segundo conjunto. O melhor exemplo de métodos de pesquisa experimental é a investigação quantitativa.

A pesquisa experimental ajuda um investigador a reunir os dados necessários para tomar melhores decisões de investigação e determinar os fatos de um estudo de pesquisa.

Importância da Desenho da Pesquisa Experimental

Para publicar resultados significativos, a escolha de um desenho de pesquisa de qualidade constitui a base para construir o estudo de investigação. Além disso, um desenho de pesquisa eficaz ajuda a estabelecer procedimentos de tomada de decisões de qualidade, permite estruturar a investigação de modo a facilitar a análise de dados, e abordar a questão principal da pesquisa. Por conseguinte, é essencial dar atenção indivisível e tempo para criar um desenho de pesquisa experimental antes de se iniciar a experiência prática” é a tradução literal.

Tipos de Desenhos de Pesquisa Experimental

Com base nos métodos utilizados para recolher dados em estudos experimentais, os desenhos de pesquisa experimental são de três tipos primários:

1. Desenho de Pesquisa Pré-experimental

Trata-se de um desenho de pesquisa pré-experimental quando um grupo ou vários grupos estão sob observação após a implementação de fatores de causa e efeito da investigação. O desenho pré-experimental ajudará os investigadores a compreender se é necessária mais pesquisa para os grupos sob observação.

A pesquisa pré-experimental é de três tipos:

  1. Desenho de Pesquisa de Estudo de Caso Único
  2. Desenho de Pesquisa de pré-teste-pós-teste de um grupo
  3. Comparação estático-grupo

2. Verdadeiro Desenhos de Pesquisa Experimental

Um verdadeiro desenho de pesquisa experimental baseia-se na análise estatística para provar ou refutar a hipótese de um investigador. É uma das formas mais precisas de pesquisa uma vez que fornece provas científicas específicas. Além disso, de todos os tipos de desenhos experimentais, só um verdadeiro desenho experimental pode estabelecer uma relação causa-efeito dentro de um grupo. No entanto, numa verdadeira experiência, um investigador deve satisfazer estes três requisitos:

  1. Há um grupo de controlo que não está sujeito a alterações e um grupo experimental que será sujeito às variáveis alteradas
  2. Uma variável que pode ser manipulada pelo investigador
  3. Distribuição aleatória das variáveis

Este tipo de pesquisa experimental é normalmente observado nas ciências físicas.

3. Desenho de pesquisa quase-experimental

A palavra “Quase” significa similaridade. Um desenho quase-experimental é semelhante a um verdadeiro desenho experimental. No entanto, a diferença entre os dois é a atribuição do grupo controlo. Neste desenho de pesquisa, uma variável independente é manipulada, mas os participantes de um grupo não são atribuídos aleatoriamente. Este tipo de desenho de investigação é utilizado em cenários de pesquisa onde a atribuição aleatória é irrelevante ou não necessária.

A classificação dos sujeitos, condições ou grupos de investigação determina o tipo de desenho de pesquisa a ser utilizado.

6 Erros a evitar durante o desenho da sua pesquisa

Não há nenhuma ordem nesta lista, e qualquer uma destas questões pode comprometer seriamente a qualidade da sua pesquisa. Pode referir-se à lista como uma lista de verificação do que deve evitar ao planear a sua investigação.

1. Enquadramento Teórico Inválido

Normalmente, os investigadores falham em verificar se a sua hipótese é lógica para ser testada. Se o seu desenho de pesquisa não tiver pressupostos ou postulados básicos, então é fundamentalmente defeituoso e precisa de reavaliar a sua estrutura de investigação.

2. Estudo de Literatura Inadequado

Sem uma revisão da literatura de investigação abrangente, é difícil identificar e preencher as lacunas de conhecimento e informação. Além disso, é necessário afirmar claramente como a sua pesquisa contribuirá para o campo de investigação, quer acrescentando valor à literatura pertinente, quer desafiando resultados e pressupostos anteriores.

3. Análise Estatística Insuficiente ou Incorreta

Os resultados estatísticos são uma das provas científicas mais fiáveis. O objetivo final de uma experiência de pesquisa é obter provas válidas e sustentáveis. Por conseguinte, uma análise estatística incorreta poderia afetar a qualidade de qualquer pesquisa quantitativa.

4. Problema de Investigação Indefinido

Este é um dos aspetos mais básicos do desenho de pesquisa. A exposição da pergunta de investigação deve ser clara e, para o fazer, deve estabelecer o quadro para o desenvolvimento de questões de investigação que abordem os problemas fundamentais.

5. Limitações da pesquisa

Cada estudo tem alguns tipos de limitações. Deve antecipar e incorporar essas limitações na sua conclusão, bem como o desenho básico da pesquisa. Inclua uma declaração no seu manuscrito sobre quaisquer limitações percebidas, e como as considerou durante o desenho e conclusão da da sua experiência.

6. Implicações éticas

A mais importante, mas menos falada preocupação é a questão ética. O seu desenho de pesquisa deve incluir formas de minimizar qualquer risco para os seus participantes e também abordar o problema ou questão da investigação em causa. Se não conseguir gerir as normas éticas juntamente com o seu estudo de pesquisa, os seus objetivos e a validade da investigação poderão ser questionados.

Exemplo de Desenho de Pesquisa Experimental

Num desenho experimental, um investigador recolhe amostras de plantas e depois atribui aleatoriamente metade das amostras à luz solar (fotossíntese) e a outra metade a ser guardada numa caixa escura sem luz solar, enquanto controla todas as outras variáveis (nutrientes, água, solo, etc.)

Ao comparar os seus resultados em testes bioquímicos, o investigador pode confirmar que as alterações nas plantas foram devidas à luz solar e não às outras variáveis.

A Investigação experimental é, frequentemente, a forma final de estudo conduzida no processo de investigação que tem como objetivo fornecer resultados conclusivos e específicos. Contudo, não se destina a todas as pesquisas. Envolve muitos recursos, tempo e dinheiro e não é fácil de conduzir, a menos que se construa uma base de investigação. No entanto, é amplamente utilizada em institutos de investigação e indústrias comerciais, pelos seus resultados mais conclusivos na abordagem científica.

Já trabalhou em projetos de investigação? Como foi a sua experiência na criação de um desenho experimental? Que dificuldades enfrentou? Escreva-nos ou comente abaixo e partilhe as suas ideias sobre desenhos de investigação experimental

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]