17

Um guia completo para metodologias de pesquisa qualitativas e quantitativas

Uma pesquisa científica geralmente é iniciada pela formulação de perguntas. A pergunta de pesquisa é o que um estudo pretende responder após a análise e interpretação de dados e, a partir dela, pode-se determinar diferentes partes e variáveis do estudo destinadas a abordar o tema. As perguntas de pesquisa são desenvolvidas de acordo com o tipo de pesquisa, que pode ser amplamente classificada como qualitativa ou quantitativa.

Com base no tipo de pesquisa, as metodologias qualitativas e quantitativas frequentemente são representadas por diferentes filosofias e pontos de vista. Sendo assim, as abordagens e os métodos utilizados para coletar e analisar dados também variam consideravelmente. Na pesquisa qualitativa, os dados coletados não são numéricos e espelham o significado de uma realidade social. Já na pesquisa quantitativa, os dados são numéricos e usualmente analisados por métodos estatísticos. Em geral, estes dados são informações coletadas e registradas, referentes a variáveis Uma variável é uma condição ou característica de um objeto ou população, e as metodologias utilizadas em uma pesquisa estão intimamente relacionadas com o tipo de variável que se deseja estudar.

Pesquisa qualitativa vs. Pesquisa quantitativa

A pesquisa qualitativa observa e descreve um fenômeno com o objetivo de obter uma compreensão mais profunda do assunto. Devido ao seu caráter exploratório, também pode ser utilizada como base para a formulação de hipóteses para estudos posteriores. Este tipo de pesquisa costuma ser explicativa e ajuda a entender como um indivíduo percebe dados não numéricos, como questionários, fotos, vídeos, gravações ou seu próprio cotidiano. A pesquisa qualitativa deve ser utilizada quando o estudo busca disseminar conhecimento e compreender conceitos, opiniões e experiências.

Ao contrário, a pesquisa quantitativa busca testar hipóteses e medir relações entre variáveis, seguindo um processo de coleta objetiva de dados e análise numérica para determinar e controlar as variáveis de interesse. Este tipo de pesquisa tem como objetivo fornecer resultados quantificáveis que determinam se a hipótese proposta pelo estudo pode ser aceita ou rejeitada. É um tipo de pesquisa bastante usada em áreas como economia ou biologia, onde há interesse em entender tendências e relações entre variáveis.

Variáveis qualitativas vs. Variáveis quantitativas

Embora seja a natureza da linha de pesquisa que costuma definir o tipo de metodologia mais adequado para a coleta e tratamento de dados, entender as diferenças entre a utilização de variáveis qualitativas e quantitativas é fundamental.

Variáveis qualitativas (também chamadas de categóricas) não são variáveis de medição, ou seja, não são numéricas. Seus valores geralmente são expressos em forma de texto e se enquadram em categorias, como profissão, cor do cabelo, escolaridade, etc. As variáveis qualitativas podem ser divididas em dois tipos: nominais e ordinais. As categorias que apresentam relação sequencial, como escolaridade, são chamadas de ordinais. Às que não estão relacionadas, como profissão ou cor do cabelo, dá-se o nome de nominais.

As variáveis quantitativas, por sua vez, são aquelas cujos valores resultam de contagem ou medição, refletindo uma noção de magnitude. Os valores que podem ser assumidos são números, como altura, salário, número de filhos. Estas variáveis podem ser discretas ou contínuas: as contínuas possuem natureza sequencial, como altura e salário, enquanto as discretas são números específicos, fora de uma régua natural, como número de filhos.

Dados qualitativos vs. Dados quantitativos

Dados qualitativos são informações coletadas que fornecem insights e compreensão sobre um determinado problema. Estes dados não podem ser calculados, apenas aproximados: eles são interpretados como narrativas faladas ou escritas (cor de cabelo: loiro, ruivo, castanho, preto, profissão: fotógrafo, professor, mecânico), ao invés de números. Sua natureza descritiva pode tornar a análise um pouco difícil, então o pesquisador deve possuir conhecimento completo sobre o tipo de característica que deseja estudar antes de iniciar a coleta. Este tipo de dado pode ser coletado a partir de sessões de entrevistas, discussões com grupos focais, estudos de caso e etnografia (descrição científica de pessoas e culturas com seus costumes e hábitos). Os métodos de coleta envolvem a compreensão e interpretação das interações sociais.

Os dados da pesquisa qualitativa também incluem as opiniões e sentimentos dos entrevistados, que são conduzidos face a face principalmente em grupos focais. Os respondentes são questionados verbalmente ou por meio de discussão entre um grupo de pessoas, relacionadas ao tópico de pesquisa implementado para coletar opiniões para pesquisas futuras. Por exemplo: em uma pesquisa qualitativa para entender a cultura de uma empresa farmacêutica, uma abordagem etnográfica pode ser utilizada. Realizando uma pesquisa na empresa, é possível coletar dados com base em notas de campo com observações e reflexões sobre as experiências da cultura da empresa, pesquisas abertas para funcionários via e-mail para determinar variações na cultura entre equipes e departamentos, sessões de entrevistas com funcionários e coleta de informações sobre suas vivências e perspectivas na empresa.

Como o nome sugere, os dados quantitativos são aqueles que lidam com quantidade ou números. Estes dados se referem a contagens e valores calculados, sendo expressos em termos numéricos (quantidade de filhos, valor do salário, número de horas de trabalho). A apresentação tabular e esquemática na forma de gráficos ou tabelas também é possível. A maior parte das análises estatísticas é feita utilizando este tipo de dado.  Estes dados são adquiridos por pesquisas, experimentos, observações, amostragem probabilística, observação de questionário e revisão de conteúdo. Com a disponibilidade de ferramentas de pesquisa online, os pesquisadores podem conduzir uma pesquisa baseada na web para pesquisas quantitativas, por exemplo.

Dados quantitativos também podem ser obtidos a partir de experimentos de pesquisa, nos quais o pesquisador se concentra em explorar uma ou mais variáveis independentes e estudar seu efeito em uma ou mais variáveis dependentes. Por exemplo: uma organização deseja realizar uma pesquisa de satisfação do cliente usando um modelo de pesquisa com respostas numéricas de múltipla escolha. A partir das informações coletadas, a organização pode obter dados quantitativos e métricas com base na experiência do cliente, utilizando variáveis como qualidade do produto, preço, experiência do cliente. Estes dados podem então ser analisados de forma estatística.

Dados qualitativos e quantitativos fornecem diferentes resultados e podem ser utilizados em conjunto para obter uma imagem completa da questão sendo estudada. Por exemplo, se dados sobre rendimento anual são recolhidos, dados sobre a profissão também podem ser coletados para obter mais detalhes sobre o rendimento médio para cada tipo de profissão.

 

“Quanto você ganha por ano?”R$120.000,00

Variável quantitativa: rendimento anual; dado quantitativo: R$120.000,00

 

“Qual é a sua profissão?”Fotógrafo

Variável qualitativa: profissão; dado qualitativo: fotógrafo.

A decisão em relação a qual método de pesquisa será utilizado irá depender da natureza do trabalho e da questão central. Como ambos apresentam limitações (por exemplo: dados qualitativos apresentam menos confiabilidade e dados quantitativos não englobam descrições), podem ser usados em conjunto para que os erros sejam minimizados.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]