17

Como desenvolver uma pergunta de pesquisa relevante: tipos e exemplos

Trabalhos acadêmicos exigem um objetivo claro. A primeira e mais importante decisão no planejamento de um projeto é o foco, que será determinado pela sua pergunta de pesquisa. Essa pergunta nada mais é do que um questionamento que motiva a sua pesquisa, ou seja, o ponto de partida. A questão de pesquisa é a base do seu projeto, então ter uma pergunta forte é essencial. Fazer perguntas de pesquisa relevantes direciona a investigação científica e dá foco e propósito ao seu estudo. Dessa forma, o seu projeto responder a pergunta de pesquisa sobre determinado tema.

Você deve desenvolver uma pergunta adequada para o tópico que está estudando. Há uma grande diferença entre perguntas apropriadas para Química e Sociologia, por exemplo. Sua pergunta irá nortear todo o projeto, então vale a pena passar um tempo refinando-a. O processo básico para escolha da questão de pesquisa segue os seguintes passos:

  1. Escolha um tópico interessante;
  2. Faça uma pesquisa preliminar para encontrar as questões e debates atuais sobre o tema;
  3. Considere se o seu público-alvo terá interesse no tópico;
  4. Enquadre o tópico em um nicho específico no qual você quer trabalhar;
  5. Faça perguntas a si mesmo e identifique o ponto prático ou teórico a ser abordado

Uma questão de pesquisa forte deve ser clara, focada e complexa. Certifique-se que você está focando em um único problema. A pergunta deve ser viável de ser respondida dentro de um determinado prazo e restrições práticas, como falta de reagentes, limite de viagens ao campo e infraestrutura. Não se esqueça que você deve poder responder a sua pergunta utilizando tanto a coleta de dados quanto através da literatura existente sobre o tema. Além disso, sua questão de pesquisa deve ser relevante para o seu campo de estudo e complexa o suficiente para que você possa desenvolver uma tese ou artigo sobre ela.

Ao formular a sua pergunta, considere o que você quer saber. O tema e o objetivo principal da sua pesquisa vão definir o tipo de perguntas você fará, antes, durante e depois do trabalho. As perguntas corretas lhe ajudarão a decidir se é melhor utilizar métodos qualitativos ou quantitativos. Se você se pergunta sobre significado e experiência, sua pesquisa será qualitativa. Se você quer usar evidências empíricas para explicar um fenômeno, a pesquisa quantitativa provavelmente é melhor para você. A pesquisa qualitativa é aquela que permite o aprofundamento de um conhecimento por meio de narrativas escritas ou faladas. Não é possível mensurá-la apenas com números e dados, ela é focada em entender aspectos mais subjetivos, como comportamento, por exemplo. Já a pesquisa quantitativa traz mensurações e estatísticas. O método é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender sua dimensão.

TIPO DE PERGUNTAS QUALITATIVAS

A pesquisa qualitativa busca compreender um evento ou fenômeno, logo, suas questões serão mais focadas em experiências vivenciadas por um grupo e a interpretação do seu significado, do que em números. Esse tipo de pesquisa é muito utilizado no campo das Ciências Sociais e inclui estudos de caso, etnográficos e grupos focais. Existem diferentes tipos de pergunta qualitativa:

Pergunta exploratória:

esse tipo de pergunta é utilizada para entender melhor sobre um determinado tópico, livre de viés ou noções preconcebidas.

Tópico: Como a tecnologia afetou as aulas universitárias?

Pergunta: Você acha que a tecnologia afetou suas aulas positiva ou negativamente?

Pergunta preditiva:

deve ser utilizada para estudar o futuro de alguma ação, utilizando as informações para prever reações a situações hipotéticas.

Tópico: As pessoas são mais propensas a comprar um produto se ele for anunciado em redes sociais?

Pergunta: Você compraria um novo produto porque ele foi anunciado no Instagram?

Pergunta interpretativa: busca interpretar como um grupo de pessoas dá sentido à experiências compartilhadas, coletando feedbacks sobre o comportamento de um grupo sem interferir no resultado com crenças próprias.

Tópico: Como as crianças se sentem quando devem parar de brincar ao final do dia?

Pergunta: Como você se sente na hora de guardar seus brinquedos para ir dormir?

TIPO DE PERGUNTAS QUANTITATIVAS

Esse tipo de pesquisa confirma ou descarta a hipótese do pesquisador com base na análise de dados mensuráveis. Elas podem ser usadas em um novo tópico de pesquisa ou para realizar um follow-up (acompanhamento), com o objetivo de agregar mais informações.

Pergunta descritiva:

é o tipo mais básico de pergunta quantitativa. Ela busca explicar quando, como, onde e por que algum evento aconteceu, usando dados e estatísticas para descrever o fenômeno.

Tópico: Qual a probabilidade de camundongos com características dominantes terem descendentes com características recessivas?

Acompanhamento: Quantas gerações influenciam as gerações futuras?

Pergunta comparativa:

é utilizada para comparar eventos diferentes. Essas perguntas são bastante úteis ao estudar fenômenos com variáveis dependentes.

Tópico: Por que mulheres ganham peso mais facilmente que homens?

Pergunta: Homens e mulheres têm metabolismo comparáveis?

Pergunta baseada em relacionamento:

usada para entender como uma variável influencia a outra. São bastante comuns em estudos experimentais.

Tópico: Como a probabilidade de incêndios florestais é afetada pelo número de dias de seca em um ano?

Pergunta: Quais são as condições para que um incêndio florestal fuja do controle?

 

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]