17

O que são artigos solicitados e não solicitados?

Há no mundo dois tipos diferentes de artigos de uma revista acadêmica: solicitados e não solicitados. Vamos ver a diferença entre esses dois tipos de artigos.

Artigos solicitados e não solicitados

Os artigos solicitados, é claro, são relativamente valiosos, e os autores que os criaram foram solicitados pelas revistas acadêmicas a elaborá-los. Já os artigos não solicitados são criados pelos autores baseados em suas próprias pesquisas.

Editoras normalmente solicitam artigos

É comum que autores e pesquisadores que tiveram os seus artigos já publicados no passado por revistas acadêmicas beneficiem da solicitação de novos artigos por essas mesmas editoras. Autores e pesquisadores cujos trabalhos anteriores foram bastante citados em outras fontes da mídia, como periódicos, revistas e assim por diante, também produzem uma quantidade maior de artigos solicitados. Afinal, por que você não pesquisaria e depois escreveria um artigo se soubesse que ele era desejado por uma editora?

Na verdade, a maioria das editoras solicitam regularmente artigos ou pelo menos publicam chamadas ou solicitações de artigos, examinam os tratamentos iniciais dos autores e lhes dá aprovação para seguir em frente (ou rejeita-os, por outro lado), permitindo que muitos artigos solicitados pelo menos entrem nos estágios preliminares ou iniciais da publicação de livros e artigos. De fato, algumas editoras só aceitam artigos solicitados aos autores, tipicamente aqueles com agentes literários ou de outra natureza que têm alguma influência entre as editoras.

Editoras que aceitam artigos não solicitados

Contudo, nem tudo está perdido para artigos não solicitados, pois algumas editoras realmente aceitam criações não solicitadas e até lhes dão mais do que apenas um olhar superficial antes de enviá-los para a caixa de rejeição. Algumas editoras até acreditam em aceitar apenas artigos não solicitados. Talvez isso decorra de uma teoria de que o autor de um artigo não solicitado estaria passando fome, não se oporia a que os editores de texto reescrevessem amplamente o texto e, em geral, faria tudo o que o editor lhe dissesse para fazer, na hora em que ele dissesse

Relacionado: Você tem perguntas sobre linguagem, gramática ou redação de artigos? Obtenha respostas personalizadas no Fórum GRATUITO de Perguntas e Respostas!

É claro que encontrar uma editora disposta a aceitar um artigo não solicitado pode levar algum tempo e esforço. Editoras de nichos muito pequenos ou de revistas obscuras às vezes estão dispostos a arriscar com um artigo não solicitado. É claro que tais editoras e revistas podem ter muito pouca influência e ainda menos recursos para garantir que o trabalho de um autor receba a distribuição e o reconhecimento que ele merece. Essa é também outra razão para grandes editoras não considerarem um manuscrito ou artigo não solicitado: elas às vezes são inundados deles, tanto por autores de grande habilidade quanto por aqueles com muito pouca habilidade .

No final, se você tiver um artigo e nenhuma editora lhe tiver pedido para criá-lo, você deve se tornar seu melhor vendedor, agente assistente (ou até mesmo o próprio agente), publicitário e uma praga completa para a editora. Será necessário algum esforço para que o seu artigo não solicitado seja aceito por uma editora, mas vários dos melhores trabalhos criados por autores começaram dessa maneira. Por outro lado, se você tiver uma editora solicitando artigos, especialmente do tipo que você cria, então o mundo é seu, embora possa ser um mundo muito pequeno, pelo menos no começo. Mas a sua editora, ao contemplar a magnífica construção que é o seu artigo solicitado, sem dúvida o transformará em um trabalho imortal e renomado.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]