Como usar listas com marcadores e listas numeradas em um artigo de pesquisa

Os artigos acadêmicos geralmente incluem listas, que organizam o material e fornecem ao leitor uma visão geral rápida de uma seção. Existem diferentes maneiras de formatar listas, mas alguns princípios gerais aplicam-se a todas elas: as listas devem ser estruturadas de forma paralela e devem ser consistentes. Os números, as letras e os marcadores não são sempre necessários. Autores acadêmicos que usam o Manual de Estilo de Chicago encontrarão lá vários formatos, mas aqui apresentamos quatro formatos comuns de listas.

Tipos de formatos de lista

Listas dentro do texto

Pode-se incluir uma lista como parte do texto geral, como sugerido pelo próprio nome. Os elementos podem ser separados de maneiras diferentes, conforme mostrado nos exemplos abaixo.

Separados com dois pontos: Quando uma frase completa é seguida de uma lista de itens, separe a frase da lista com dois pontos.

Por exemplo: “Não se aventure no deserto sem estes itens: uma faca, uma caixa de fósforos, uma lanterna e um mapa.

Separado com números: Quando a lista faz parte da frase, você pode separar os itens numerando-os.

Por exemplo: “O Comitê de Habitação aprovou resoluções sobre (1) os salários anuais, (2) os esforços de arrecadação de fundos e (3) a construção de comunidades.

Listas verticais

Uma lista vertical deve ser precedida por uma frase completa que forneça uma visão geral dos pontos que estão sendo listados. A lista não precisa usar marcadores e normalmente não é necessário colocar pontuação no final dos itens. Por exemplo:

Seu pacote de contratações deve incluir estes itens:

A declaração de finalidade, com três páginas

O questionário financeiro

Suas informações de contato

Porém, se a frase de introdução for completa e todos os itens da lista também forem frases completas, aí cada item deve terminar com um sinal de pontuação. Por exemplo (usando marcadores):

Faça um pão de banana sempre perfeito seguindo estes passos simples:

  • Pré-aqueça o forno a 325 graus.
  • Unte uma assadeira 8 x 8.
  • Misture todos os ingredientes secos (listados acima).
  • Delicadamente, junte os ingredientes úmidos (listados acima).
  • Despeje a massa na assadeira e leve ao forno por 45 minutos.

Novamente, observe que como cada item da lista é uma frase completa, usa-se um ponto ao final.

Listas verticais pontuadas como uma frase

Quando uma lista é muito longa ou complicada para ser apresentada numa única frase, você pode usar uma lista vertical que é pontuada como se fosse uma frase. Esse formato é especialmente útil quando as frases incluírem pontuações internas ou o leitor puder achar difícil seguir o significado. Um exemplo segue abaixo.

Os professores de biologia fizeram mudanças significativas em seus currículos e salas de aula, e hoje é comum encontrar

  1. técnicas de pesquisa inovadoras, especialmente aquelas que exigem conhecimento de Anatomia, em laboratórios;
  2. um foco maior no trabalho em equipe;
  3. palestras em sala de aula personalizadas para diferentes estilos de ensino; e
  4. planos de aula bilíngues.

Listas verticais com itens subdivididos

Uma lista vertical complexa pode ser formatada de forma semelhante a um resumo, usando números e letras para fornecer uma estrutura lógica. A linha de introdução deve ser uma frase completa, como no exemplo abaixo:

Os alunos devem estar preparados para discutir os seguintes tópicos:

  1. História Regional
  2. Geografia e pontos de referência
  3. Erosão em áreas montanhosas
  4. Figuras notáveis
  5. Os primeiros chefes tribais
  6. O surgimento de divisões políticas e líderes
  7. O papel das mulheres
  8. Acontecimentos culturais
  9. A propagação da linguagem
  10. Música usada para vincular comunidades

Conclusão

Na próxima vez em que você ler um trabalho de pesquisa, observe as listas e preste atenção em como elas foram estruturadas. Os itens usam um formato consistente? Os números e/ou letras estão corretamente colocados e na ordem correta? A linha de introdução é uma frase completa? Se você achar que esses requisitos estão presentes, é provável que o autor tenha pesquisado a estrutura das listas e as tenha apresentado com precisão. Agora você pode fazer o mesmo.

Referências bibliográficas:

Get It Write. Handling Vertical Lists.

Retirado de http://www.getitwriteonline.com/archive/101406VerticalLists.htm

Enago Academy: Enago Academy, the knowledge arm of Enago, offers comprehensive and up-to-date resources on academic research and scholarly publishing to all levels of scholarly professionals: students, researchers, editors, publishers, and academic societies. It is also a popular platform for networking, allowing researchers to learn, share, and discuss their experiences within their network and community. The team, which comprises subject matter experts, academicians, trainers, and technical project managers, are passionate about helping researchers at all levels establish a successful career, both within and outside academia.