Como escrever uma boa revisão da literatura científica

Atualmente, há uma enorme demanda por revisões da literatura científica, porque elas são muito úteis para acadêmicos e pesquisadores, especialmente ao elaborarem novos projetos de pesquisa. Embora encontrar publicações a serem revistas não seja difícil, discernir quais delas têm qualidade suficiente tornou-se um grande problema. As revisões de literatura concentram o conhecimento atual em uma determinada área e examinam os pontos fortes e fracos das publicações mais recentes. Desta forma, são ferramentas inestimáveis, não só para aqueles que estão iniciando suas pesquisas, mas também para todos os interessados ​​nas publicações recentes. Para serem úteis, as revisões de literatura devem ser escritas de maneira profissional, com uma estrutura clara. A quantidade de trabalho necessária para escrever uma revisão da literatura científica deve ser levada em conta antes de começar a fazê-la, já que as tarefas necessárias podem sobrecarregar muitos autores se o método de trabalho não for dos melhores.

Criando e escrevendo uma revisão de literatura científica

Escrever uma revisão científica implica tanto pesquisar conteúdo acadêmico relevante quanto escrever. No entanto, é um erro comum escrever sem ter um objetivo claro. Às vezes, estudar a situação e definir o sistema de trabalho é tão importante e leva tanto tempo quanto o necessário para escrever o resultado final. Portanto, sugerimos que você divida seu caminho em três etapas.

Definir metas e uma estrutura

Pense no seu alvo e torne o seu tópico mais específico. Se você não escolher um tópico bem definido, poderá se deparar com um assunto amplo demais e com um número enorme de publicações sobre ele. Lembre-se que os pesquisadores geralmente lidam com áreas de estudo realmente muito específicas.

Pesquisa

É hora de assumir o papel de crítico e localizar apenas publicações que sejam pertinentes. Ao procurar publicações, considere apenas aquelas que tiverem sido escritas há, no máximo, três anos. Escreva notas e resuma o conteúdo de cada artigo, pois isso ajudará você na próxima etapa.

Hora de escrever

Confira alguns exemplos de revisão de literatura para decidir como começar a escrever uma boa revisão bibliográfica. Quando seus objetivos e estrutura estiverem definidos, comece a escrever, mas sem se esquecer do seu objetivo em nenhum momento.

Aqui você tem um lista de tarefas para ajudá-lo a escrever sua opinião:

  • Uma revisão da literatura científica geralmente inclui um título, resumo, índice, introdução, texto principal, bibliografia e apêndices (se necessários).
  • Apresente o problema claramente.
  • Mencione a metodologia do artigo, os métodos de pesquisa e análise, os instrumentos, etc.
  • Apresente exemplos de revisão de literatura que possam ajudá-lo a expressar suas ideias.
  • Lembre-se de citar com precisão.
  • Limite seu viés
  • Ao resumir as publicações, também identifique os seus pontos fortes e fracos, pois isso é crítico.

Acadêmicos e pesquisadores costumam ser as pessoas mais adequadas para escrever revisões de literatura científica, não apenas por serem especialistas em uma determinada área, mas também por conhecerem as exigências e necessidades que os pesquisadores têm ao escreverem propostas de pesquisa ou procurarem informações entre milhares de trabalhos acadêmicos. Portanto, levar em consideração a sua experiência como pesquisador pode ajudá-lo a entender como escrever uma revisão da literatura científica.

Enago Academy: Enago Academy, the knowledge arm of Enago, offers comprehensive and up-to-date resources on academic research and scholarly publishing to all levels of scholarly professionals: students, researchers, editors, publishers, and academic societies. It is also a popular platform for networking, allowing researchers to learn, share, and discuss their experiences within their network and community. The team, which comprises subject matter experts, academicians, trainers, and technical project managers, are passionate about helping researchers at all levels establish a successful career, both within and outside academia.