17

Como usar parênteses, colchetes e chaves em escrita acadêmica: algumas regras comuns

Pontuação específica pareada é usada em textos para separar algumas palavras de outras palavras na mesma frase. Essas pontuações pareadas, como parênteses, colchetes e chaves, podem ser usadas como delimitadores para determinar a ordem de execução de cálculos em uma equação matemática ou para alertar o leitor sobre um texto que não faz parte de uma citação, está incorreto em sua forma original ou foi omitido. O uso desta pontuação é padrão na escrita acadêmica; no entanto, existem algumas exceções a esse padrão.

Os quatro principais símbolos de pontuação pareados são os colchetes, os parênteses, as chaves e os sinais de maior e menor. A seqüência ou ordem de uso em textos normais é ([{}]); no entanto, isso também pode variar conforme a disciplina e o país.

[ ]: colchetes

(): parênteses

{}: chaves

<>: sinais de menor e maior

Outro tipo de pontuação pareada seriam os colchetes angulares, que seriam os verdadeiros sinais de menor e maior (〈 〉). Eles são usados principalmente em Matemática; no entanto, a maioria dos teclados de computador não possui esses símbolos e os autores tendem a usar os sinais de menor e maior disponíveis no teclado em seu lugar. É possível obter colchetes angulares em tipografia profissional para evitar esse problema, mas o uso dos sinais de menor e maior do teclado é aceitável.

Em textos em inglês, com poucas exceções, tanto os americanos quanto os britânicos usam esses símbolos pareados da mesma maneira, embora a terminologia possa ser diferente. Por exemplo, no inglês americano, parênteses são chamados de parentheses e colchetes de brackets, enquanto no inglês britânico, parênteses são chamados de round brackets mas não de parentheses, termo reservado para os colchetes, que também são chamados de square brackets. Seu guia de estilo fornecerá protocolos para a sua área ou disciplina. Autores das disciplinas de profissões liberais e humanidades usam o guia de estilo da Modern Language Association (MLA); os de ciências sociais e comportamentais geralmente seguem o guia de estilo da American Psychological Association (APA); aqueles que não escrevem dentro de uma disciplina específica usam o Manual de Estilo de Chicago (CMOS), e os das ciências físicas usam o Guia do Conselho de Editores de Ciências (CSE).

O uso de colchetes em citações

Aqui estão alguns dos usos mais comuns de colchetes em citações:

  • Use colchetes para incluir palavras dentro de uma citação que não fazem originalmente parte desta. Por exemplo, se um trecho citado não estiver totalmente claro, pode-se acrescentar palavras entre colchetes para esclarecer o significado.
  • Coloque “sic” (que quer dizer mais ou menos “assim mesmo como está escrito”) entre colchetes para indicar que a citação é exatamente como no original, mesmo que haja erros de ortografia ou que algo pareça estranho (“A donzela [sic] usava um vestido amarelo”).
  • Se precisar colocar reticências para indicar que parte de um texto citado foi omitida, elas geralmente devem ser colocadas entre parênteses ou colchetes. A MLA sugere que parênteses sejam usados; já o CMOS sugere o uso de colchetes, e alguns guias de estilo, como o da APA , não usam nada em volta das reticências nesse caso.
  • Se você enfatizar uma palavra ou frase em uma cotação usando itálico, negrito ou sublinhado, use colchetes ou parênteses para informar ao leitor que essa ênfase não fazia parte da citação original. Em inglês, é comum usar a frase “emphasis added”, e em português, “grifo nosso”. Por exemplo, “o cachorro realmente tinha dentes grandes [grifo nosso]!”O CMOS sugere o uso de parênteses imediatamente após a citação ou dentro da citação; no entanto, se a citação original já tiver ênfase, devem ser usados colchetes colocados diretamente após a ênfase adicionada.
  • Se houver conteúdo questionável na citação original, use colchetes para substituir a palavra ou frase. Por exemplo, “O OVNI era [palavrão] de grande!” Embora isso raramente ocorra no texto técnico e científico, você pode se deparar com isso em outras disciplinas, e se você achar que não é apropriado para o público-alvo, use esta regra.

O uso de parênteses, colchetes e chaves em Matemática e Estatística

Sinais pareados são sempre usados ​​em expressões matemáticas para ajudar o leitor a entender várias operações dentro de uma equação. Existem regras muito específicas sobre o uso de parênteses nessa disciplina; essas regras raramente são alteradas, e a sequência de uso — {[()]} — é diferente da usada no texto normal. Por exemplo, na expressão abaixo, os cálculos seriam executados de acordo com o uso dos parênteses e colchetes.

[(3 + 2) × (6 − 4) + 2] × 4

As expressões entre parênteses seriam resolvidas primeiro, depois o que estiver dentro dos colchetes, e o que não estiver dentro dos colchetes seria resolvido por último. Também são usadas chaves em expressões matemáticas para indicar funções ou conjuntos de números. Por exemplo, a expressão {2, 6, 14, 28} indica um conjunto específico de números dentro desse intervalo. É claro que ambos os exemplos são funções matemáticas extremamente simples, mas você entende o que queremos dizer.

Em expressões estatísticas, o uso de colchetes também depende do guia de estilo específico que estiver sendo usado. Por exemplo, ao expressar uma probabilidade (p ou P), o CSE sugere que a expressão seja cercada por parênteses, como em (P = 0,05), mas a APA prefere que colchetes sejam usados.

Parênteses dentro de parênteses e listas

Quando há uma palavra ou frase entre parênteses dentro de uma frase já entre parênteses, em português e no inglês americano usam-se colchetes ([]); entretanto, parênteses dentro de parênteses (()) são usados ​​tanto no inglês britânico quanto em documentos jurídicos americanos.

Embora raras, chaves são usadas em inglês para denotar um lista dentro de uma lista. Por exemplo, posso dizer: “Hoje preciso comprar sabão em pó, ração animal e laticínios {leite, queijo, iogurte}.” As palavras dentro das chaves constituem uma lista dentro de uma lista.

Endereços da Web

Endereços de Web sites geralmente não são incluídos nas referências; no entanto, se forem, a MLA e a APA recomendam o uso de sinais de menor e maior (<>) antes e depois do endereço. Esses sinais ajudam o leitor a identificar o endereço inteiro, mas esse formato também varia. O CMOS não inclui os sinais.

Independentemente da sua área ou disciplina, você deve sempre verificar as regras para uso de parênteses, colchetes e chaves, não apenas no guia de estilo, mas também nas diretrizes para os autores do periódico para o qual você estiver enviando seu artigo.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]