17

As 6 principais dicas para otimizar o comprimento das frases em seu trabalho de pesquisa

A escrita acadêmica deve transmitir informações claras e precisas. Por isto, dá-se muito valor a um conteúdo bem construído e cuidadosamente pensado. Infelizmente, muitas vezes essas características tão valorizadas levam as frases acadêmicas a se tornarem longas e complicadas, tornando o texto difícil de ler. Neste artigo, vamos dar uma olhada em algumas dicas que ajudarão você a manter suas frases com um tamanho apropriado, para que você possa comunicar a sua mensagem ou ideia de forma mais eficaz ao leitor, o que de outra forma é difícil de conseguir, em uma sentença longa em que os leitores têm que passar por cadeias de palavras e idéias sem interrupção ou pausa e assim achar mais difícil processar todas as informações e ter em mente qual era a mensagem original ou objetivo geral quando começaram a ler a sentença e para onde todas essas informações estão levando! Entendeu o que queremos dizer?


Frases longas e complicadas afetam a compreensão e a legibilidade. Ponto final. Sem uma elaboração cuidadosa, eles podem ficar realmente difíceis de entender. Por outro lado, frases curtas demais tornam o texto fragmentado; ele não flui, nem consegue comunicar pensamentos complexos.

Existe uma maneira de otimizar o tamanho das frases? Felizmente, sim.

Aqui estão algumas dicas:

Escreva frases de tamanho apropriado

A maioria das fórmulas de legibilidade usa o número de palavras em uma frase para medir sua dificuldade. Tente manter o tamanho médio das frases do seu documento em torno de 20 a 25 palavras. Esta é uma boa regra prática para transmitir o seu significado de forma equilibrada e evitar uma maratona de texto ou, pelo contrário, frases cortantes. O número varia de acordo com o campo, o público ou a natureza da escrita. Por exemplo, o tamanho médio de uma frase em resumos de Ciências Naturais é menor do que o encontrado em resumos de Ciências Sociais e Humanidades.

Varie o comprimento das frases

Não siga um tamanho rígido para cada frase. O seu texto deve ter uma mistura de frases curtas, médias e longas. A primeira dica acima sugere uma média para frases longas. Incorporar variedade na redação acadêmica evita a monotonia, cria ênfase onde é necessário e ajuda o leitor a entender as conexões entre diferentes pontos.

Relacionado: Otimização feita dos comprimentos das frases em seu artigo e ansioso para a sua submissão? Verifique estas diretrizes de seleção da revista agora!

Se você achar que a sua frase está tão longa quanto um parágrafo, algo como 40 a 50 palavras, divida-a em frases menores. Da mesma forma, se o texto tiver muitas frases curtas, junte-as.

Concentre-se na sua mensagem

Não amontoe duas ou três idéias principais em uma frase longa. Conheça os seus pontos principais e apresente-os com pausas, dividindo-os em frases menores. Perder o foco da sua mensagem levará a frases longas e a um texto desconexo. Ao transmitir uma série de fatos, não junte desnecessariamente todos os fatos em uma frase, mas separe-os em sentenças menores.

Reformule frases curtas

Combinar frases em uma mais longa é uma maneira simples de corrigir frases curtas e fragmentadas. Use conjunções de coordenação (ou, e, nem, mas, ou, ainda, assim) para evitar sequências de frases curtas e apenas vagamente relacionadas. Conjunções subordinadas (depois, desde, enquanto, porque, etc.) também são usadas para conectar frases e idéias de maneira eficaz.

Corrija frases longas

Fazendo o inverso da dica anterior, remova as conjunções coordenadas excessivas e, em vez disso, use um ponto final para iniciar uma frase nova. Evite iniciar uma frase com qualificadores como “embora”, “porque” ou “já que”. Evite frases com excesso de vírgulas e adicionar um grande número de informações a uma frase longa usando vírgulas.

Use expressões concisas

Escrever de forma concisa e evitar a redundância desempenham um papel enorme para evitar que a leitura do seu texto se torne uma maratona cansativa. Você poderia evitar frases começadas com “há” ou “é”, encurtar frases prolixas, retirar frases preposicionais não essenciais e usar a voz ativa.

X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]