17

Formatação de artigos como requisito essencial para publicação em revistas científicas

Escrever um artigo científico parece ser a etapa mais difícil no processo de publicação em uma revista científica, mas a correta formatação do mesmo também se mostra um grande desafio para a maioria dos pesquisadores. Antes que um manuscrito seja submetido para avaliação e, posteriormente, publicação em uma revista científica ou congresso, é essencial que se verifique se o texto está adequado às regras de formatação exigidas pela revista ou congresso escolhido.

No Brasil a formatação mais usada é a determinada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), mas cada publicação, principalmente as internacionais, possui um conjunto de regras próprias, que podem se revelar extremamente complexas ou subjetivas.

Cabe ressaltar que editores de revistas científicas recebem vários artigos diariamente e são treinados a descartar quaisquer que não estejam em conformidade com as normas de formatação exigidas pela revista. Por conta disso, uma leitura minuciosa das regras é de extrema importância.

Normas de formatação englobam detalhes como tamanho da fonte, espaçamento de linhas, medida das margens, notas de rodapé, citações, índice de tabelas e de figuras, dentre outras.

Diante da dificuldade enfrentada pelos pesquisadores e visando facilitar o processo de publicação para os mesmos, empresas especializadas oferecem serviços de formatação e submissão de manuscritos, através de uma equipe de profissionais especializados que lidam diariamente com as normas exigidas pelas revistas científicas.

Essa equipe de profissionais, de diversas áreas de conhecimento, formatam e preparam o manuscrito para submissão e publicação, adaptando a revisão do texto e a formatação ao periódico escolhido pelo pesquisador, não havendo necessidade do mesmo se preocupar em mudar o formato de seu manuscrito, espaçamento, referências e outros detalhes.

Outro desafio encontrado por muitos pesquisadores é a publicação de seus artigos em revistas científicas internacionais. Além da barreira da língua, cada revista possui normas próprias de formatação. Por conta disso, cada vez mais pesquisadores buscam serviços de revisão de texto em inglês e formatação de artigos com empresas especializadas. Profissionais cuja língua nativa é o inglês conseguem identificar erros que passariam despercebidos ao pesquisador.

Sendo assim, é de extrema importância que o pesquisador, antes de submeter seu artigo para publicação em um periódico, observe as normas de publicação do mesmo e, se necessário, procure serviços especializados para auxiliá-lo nesta empreitada.

Referências:
X

Inscreva-se para ler mais

Inscreva-se gratuitamente para obter acesso completo a todos os nossos recursos em pesquisa escrita e publicação acadêmica, incluindo:

  • 2000+ artigos de blogs
  • 50+ Webinars
  • 10+ Podcasts especializados
  • 50+ Infográficos
  • Fórum Q&A
  • 10+ eBooks
  • 10+ Checklists
  • Guias de Pesquisas
[i]
[i]
[i]
[i]